Freneit
criou a aula passeio para atingir um objetivo maior do  passear, que é o despertar, nas crianças, de
uma consciência de seu meio, incluindo os aspectos sociais, e de sua história.
A creche Municipal Sonia Maria, com os mesmos objetivos de Freneit e com a colaboração de nossos parceiros do Instituto C&A reafirma que a forma mais profunda de aprendizado é o envolvimento afetivo.
Creche Municipal
Sônia Maria de Moraes Angel Jones
                       PROJETO ESPAÇO PRAZER
 “A leitura do mundo precede a leitura da
palavra”
                                             Paulo Freire
Justificativa
      Para que seja alcançado o propósito O
Despertar Para Leitura utilizaremos a AULA PASSEIO para mesclar o prazer, a
investigação e a observação como prática da aprendizagem das crianças.
Objetivos
·        
Incentivar o gosto pela leitura.
·        
Dar oportunidades às crianças para interagir,
através da aula passeio, com os adultos envolvidos visando às práticas do
companheirismo e da disciplina.
·        
Trabalhar a construção coletiva de histórias.
·        
Enriquecer o imaginário infantil.
·        
Democratizar o acesso as obras literárias.
·        
Observar a paisagem e destacar as
características do local no percurso até o Instituto C& A.
·        
Registrar por meio de desenhos as informações
obtidas.
Ações e suas metodologias
Ações 
 | 
  
Metodologias 
 | 
 
Preparação 
 | 
  
·        
  Confeccionar crachás para os alunos 
·        
  Entregar aos responsáveis as  
 autorizações . 
·        
  Realizar reunião com os adultos  para distribuir as tarefas 
·        
  Enviar o planejamento para os voluntários do
  Instituto C& A 
 | 
 
Desenvolvimento 
 | 
  
·        
  Pesquisar, antes, o percurso a ser seguido
  para poder analisar as características do local. 
·        
  Organizar os “combinados”, com professor e
  alunos e acertar o horário, o que será observado, durante a aula passeio, os
  cuidados para atravessar ruas, normas sociais adequadas ao relacionamento com
  as pessoas, normas de segurança pessoal e do grupo. 
·        
  No local visitado, o professor deverá orientar
  os alunos para observação e experimentação conforme o combinado. 
·        
  Interagir com os adultos no Espaço Estação
  de  Leitura do Instituto C& A. 
 | 
 
Registros 
 | 
  
·        
  Tirar fotos e fazer filmagens de atividades
  para posterior retomada da aula passeio. 
·        
  Registrar, ao chegar à creche, através de
  desenhos o que foi observado. 
·        
  Construir, coletivamente, com os alunos uma
  história sobre a aula e registrar no blocão. 
 | 
 
Avaliação 
 | 
  
·        
  Dialogar com os alunos, na roda de conversa e
  avaliar o que foi aprendido. 
·        
  Trocar impressões e idéias com os parceiros
  envolvidos para checar se os resultados correspondem ao esperado. 
·        
  Analisar os registros para refletir sobre
  resultados. 
 | 
 
Conclusão
    Com esta aula passeio queremos plantar a
semente, do ler pelo prazer, para ser cultivada com a sedução e fazer surgir um
trabalho consciente da realidade que queremos: “Uma Cidade de Leitores”,
principalmente através dos pequenos leitores. 
Referências Bibliográficas
BRASIL. Lei
de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - LDB n º. 9394/96.Brasília: MEC/SEF/COEDI,
1996.
RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação.Multieducação:Sala de Leitura.2ed.rio
de janeiro,2007(Série Temas em Debate)
FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. Projeto
de Incentivo à Leitura. Disponível em: http://www.fvc.org.br
/projetos_FVC/incentivo-leitura. Acesso em 17 de set .2011
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÂO-
Portal Jovens e Crianças-Iniciativa Nota dez. http://multirio.rio.rj.gov.br/aluno
 Acesso em 16 de set.. .2011
Parabéns!!!!!!!!!!Belo trabalho.
ResponderExcluirLindo trabalho!
ResponderExcluir