Freneit
criou a aula passeio para atingir um objetivo maior do passear, que é o despertar, nas crianças, de
uma consciência de seu meio, incluindo os aspectos sociais, e de sua história.
A creche Municipal Sonia Maria, com os mesmos objetivos de Freneit e com a colaboração de nossos parceiros do Instituto C&A reafirma que a forma mais profunda de aprendizado é o envolvimento afetivo.
Creche Municipal
Sônia Maria de Moraes Angel Jones
PROJETO ESPAÇO PRAZER
“A leitura do mundo precede a leitura da
palavra”
Paulo Freire
Justificativa
Para que seja alcançado o propósito O
Despertar Para Leitura utilizaremos a AULA PASSEIO para mesclar o prazer, a
investigação e a observação como prática da aprendizagem das crianças.
Objetivos
·
Incentivar o gosto pela leitura.
·
Dar oportunidades às crianças para interagir,
através da aula passeio, com os adultos envolvidos visando às práticas do
companheirismo e da disciplina.
·
Trabalhar a construção coletiva de histórias.
·
Enriquecer o imaginário infantil.
·
Democratizar o acesso as obras literárias.
·
Observar a paisagem e destacar as
características do local no percurso até o Instituto C& A.
·
Registrar por meio de desenhos as informações
obtidas.
Ações e suas metodologias
Ações
|
Metodologias
|
Preparação
|
·
Confeccionar crachás para os alunos
·
Entregar aos responsáveis as
autorizações .
·
Realizar reunião com os adultos para distribuir as tarefas
·
Enviar o planejamento para os voluntários do
Instituto C& A
|
Desenvolvimento
|
·
Pesquisar, antes, o percurso a ser seguido
para poder analisar as características do local.
·
Organizar os “combinados”, com professor e
alunos e acertar o horário, o que será observado, durante a aula passeio, os
cuidados para atravessar ruas, normas sociais adequadas ao relacionamento com
as pessoas, normas de segurança pessoal e do grupo.
·
No local visitado, o professor deverá orientar
os alunos para observação e experimentação conforme o combinado.
·
Interagir com os adultos no Espaço Estação
de Leitura do Instituto C& A.
|
Registros
|
·
Tirar fotos e fazer filmagens de atividades
para posterior retomada da aula passeio.
·
Registrar, ao chegar à creche, através de
desenhos o que foi observado.
·
Construir, coletivamente, com os alunos uma
história sobre a aula e registrar no blocão.
|
Avaliação
|
·
Dialogar com os alunos, na roda de conversa e
avaliar o que foi aprendido.
·
Trocar impressões e idéias com os parceiros
envolvidos para checar se os resultados correspondem ao esperado.
·
Analisar os registros para refletir sobre
resultados.
|
Conclusão
Com esta aula passeio queremos plantar a
semente, do ler pelo prazer, para ser cultivada com a sedução e fazer surgir um
trabalho consciente da realidade que queremos: “Uma Cidade de Leitores”,
principalmente através dos pequenos leitores.
Referências Bibliográficas
BRASIL. Lei
de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - LDB n º. 9394/96.Brasília: MEC/SEF/COEDI,
1996.
RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação.Multieducação:Sala de Leitura.2ed.rio
de janeiro,2007(Série Temas em Debate)
FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. Projeto
de Incentivo à Leitura. Disponível em: http://www.fvc.org.br
/projetos_FVC/incentivo-leitura. Acesso em 17 de set .2011
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÂO-
Portal Jovens e Crianças-Iniciativa Nota dez. http://multirio.rio.rj.gov.br/aluno
Acesso em 16 de set.. .2011
Parabéns!!!!!!!!!!Belo trabalho.
ResponderExcluirLindo trabalho!
ResponderExcluir