Total de visualizações de página

Creche Sonia Maria

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Minha Querida Mãe


Creche Municipal Sônia Maria de Moraes Angel Jones

                       PROJETO MINHA QUERIDA


 “O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem.”
                                                Antoine de Saint-Exupéry
Resumo
    A proposta é realizar atividades que proporcionem aos alunos oportunidades para demonstrar seu carinho e afeição às suas mães.

Introdução
   O projeto visa associar às atividades lúdicas ao carinho e afeição ao integrante da família que representa a figura materna fornecendo as crianças oportunidades de maior e melhor desenvolvimento sócio-afetivo.

Histórico
    Através de conversa, o grupo de educadores da Creche Municipal Sonia Maria de Moraes Angel Jones, considerou essencial organizar atividades em que as crianças, de forma prazerosa, manifestem seu carinho e afeição ao integrante da família que representa a figura materna valorizando através de homenagens, publicações e postagens.
     
Justificativa
      Tendo como principal motivo a homenagem à mãe, este projeto tem o propósito de despertar cada vez mais a alegria, o carinho e o afeto na família.

Objetivos
·         Fomentar no aluno a afeição e o carinho pela mãe.
·         Proporcionar oportunidades para que as crianças realizem atividades lúdicas que possam expressar sua afetividade.
·         Estimular o desenvolvimento sócio-afetivo.
·         Fortalecer a relação creche X família para prática de ações que visem à valorização da mulher, a generosidade e alegria entre os membros da família.

Ações e suas metodologias

Ações
Metodologias
Convocação
·         Realizar reuniões para discutir e montar o projeto.
Diagnóstico
·         Pesquisar através de conversa informal com as crianças que pessoa representa a figura materna
·         Conversar com os alunos para pesquisar dados sobre a mãe.



Elaboração do projeto
·         Elaborar justificativa.
·         Elaborar objetivos.
·         Criar um grupo de trabalho.
·         Criar um plano de ação.
·         Estabelecer um cronograma.
·         Mapear recursos.

Ações dos educadores
·         Planejar atividades.com a direção da creche.
·         Executar tarefas elaboradas no plano de ação.
·         Planejar eventos.
Registros






·         Tirar fotos e fazer filmagens de atividades.
·         Fazer um clipe das atividades realizadas durante a execução do projeto
·         Elaborar cartazes com trabalhos realizados.
·         Montar um painel de mensagens para as mães.
Avaliação





·         Dialogar com os integrantes dos grupos envolvidos no projeto.
·         Trocar impressões e idéias para checar se os resultados correspondem ao esperado.
·         Analisar os registros para refletir sobre resultados.
Reconhecimento
·         Certificar a participação dos envolvidos.
·         Homenagear as mães.
·         Publicar e postar as ações desenvolvidas.

Conclusão
    Com este projeto queremos ratificar a importância da figura materna para o desenvolvimento sócio- afetivo da criança e que a escola tem papel fundamental para tornar mais efetiva à relação mãe X filho.


















quinta-feira, 2 de maio de 2013

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Nosso Compromisso





O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.


               

Produção na Creche


Concepção de crianças como atores sociais e produtores de culturas 




































Contação de História e Letramento

Importante destacar que pesquisas realizadas em diversos países demonstram que meninos e meninas que desde cedo escutam histórias lidas e/ou contadas por adultos, ou que brincam de ler e escrever (quando ainda não dominam o sistema de escrita alfabetizada), adquirem um conhecimento sobre a linguagem escrita e sobre os usos dos diferentes gêneros textuais, antes mesmo de estarem alfabetizadas.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Creche Sonia Maria e Paulo Freire

Desfile Olímpico em Anchieta

Muita descontração dos nossos alunos na entrevista. 


Encantamento na postura.Propriedade na  linguagem oral .

Ensinar não é transferir  conhecimento, mas criar possibilidades para sua própria produção ou sua própria construção.

( Paulo Freire)

Creche Sonia Maria e o Método Montessoriano




A criança se desenvolve quando encontra um ambiente onde ela se sente a vontade.A educação dos seus sentidos contribui para o seu desenvolvimento pleno,respeitando os princípios básicos:liberdade e individualidade.A criança é objeto e sujeito da  aprendizagem.