Total de visualizações de página

Creche Sonia Maria

quinta-feira, 26 de abril de 2012

VAMOS BRINCAR DE ÍNDIO




Os alunos de Educação Infantil associam facilmente a cultura indígena às suas vivências , pois a mesma resulta em um rico processo de aprendizagem para eles, proporcionando o contato com as tradições  e conseqüentemente o saber da história do seu país.Por este motivo, nós da Creche Sonia Maria de Moraes Angel Jones , utilizamos atividades significativas para que nas suas memórias fiquem as histórias de sua infância.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

SUSTENTABILIDADE















Sustentabilidade

    Cuidar, preservar e buscar soluções para que o nosso planeta não sofra grandes impactos ambientais estão levando o homem a refletir sobre como melhorar o meio ambiente e viver sem danificá-lo. A necessidade de buscar uma educação ambiental já na Educação Infantil, com certeza ajuda na formação de um cidadão consciente, que enfrentará as situações de degradação do planeta, pensando em desenvolvimento sustentável, com soluções e atitudes que levem estas crianças a ter um futuro sem grandes impactos ambientais.
  Pensando  nisso a Creche Municipal Sônia Maria de Moraes Angel Jones trabalhou a educação ambiental com as crianças, no período de 08/03 a 16/03/12, vivenciando atitudes de cuidado, preservação, reaproveitamento do lixo e de reflexão sobre a vida do nosso planeta e a sua sustentabilidade.    
        O grupamento MI (EI 40 e EI 41) elaborou uma oficina de arte usando sucatas para trabalhar o reaproveitamento do lixo, selecionando materiais que são jogados fora e que causam a poluição. A turma EI 41 confeccionou um palhaço usando lata de refrigerante, papel crepom, papel ofício e cartolina e lã para uma atividade do DIA DO CIRCO e em outra atividade as crianças produziram uma Joaninha, com papelão (colmeia) que vem na caixa da maçã (sobremesa das crianças), papel glacê e tinta guache. Para realizar esta atividade a professora da turma contou a história da Joaninha e depois produziu a personagem principal da história com as crianças, auxiliadas pelas agentes auxiliares de creche. A turma EI40 fez um palhaço usando reaproveitamento do material que é jogado fora: caixa de leite, caixinha de creme dental, rolo de papel higiênico, rolo de papel toalha, copo descartável, papel crepom e lã.        
       O grupamento MII produziu uma horta, tralhou a reciclagem de material que é descartado para fazer um boneco cabeça de alpiste e produziram papel reciclado. A turma do EI 30 produziu uma horta, utilizando garrafa pet, terra adubada recolhida pelas crianças junto com a professora na pracinha perto da creche. As sementes utilizadas foram acelga e feijão. Na atividade de plantio das sementes as crianças observaram como plantar as sementes, o cuidado ao plantar, o período de germinação e o crescimento da plantinha. A turma EI 31 produziu uma horta caseira, usando garrafa pet, terra adubada e as sementes usadas foram agrião e vagem. A professora mostrou para as crianças como plantar, o cuidado que se ter e o crescimento, além de mostrar como é fácil montar uma horta caseira. Outra atividade desta turma foi a produção de um boneco cabeça de alpiste, usando meia cor da pele, serragem, terra e semente de alpiste para fazer o cabelo. Após a confecção do boneco, as crianças regaram com água o boneco e puderam ver depois de alguns dias o resultado: o cabelo feito com alpiste cresceu. E a ultima atividade da turma foi a reciclagem do papel. As crianças colocaram a mão na massa e produziram papel reciclado usado para produzir a personagem do livro “O Mundinho”.  
       O tema Sustentabilidade foi trabalhado em nossa creche com muita motivação e entusiasmo por todos que participaram: professores, agentes auxiliares de creche e as crianças.  A curiosidade, o interesse, o questionamento sobre o assunto levado pelas professoras foram aspectos importantes para o sucesso desse trabalho sobre educação ambiental. As informações passadas durante as atividades despertaram um novo olhar com relação ao cuidado que devemos ter para viver mais e de maneira consciente em relação ao desenvolvimento sustentável e como diminuir os impactos ambientais produzidos pelo homem.  Os responsáveis mostram orgulho e satisfação em ver o trabalho produzido pelos alunos expostos nos murais, as fotos das atividades e da importância dessas informações que a creche trouxe para a comunidade.